Dúvidas Frequentes
Encontre respostas para suas dúvidas sobre como escolher a bateria ideal.
É correto testar as baterias fechando o curto-circuito através dos polos da bateria?
Não. Quando fechamos o curto-circuito através dos polos da bateria, dependendo do estado de carga e condições de uso da bateria, esse procedimento, pode destruí-la por completo, ou retirar uma parte significativa de sua vida útil. Dependendo da situação, a bateria pode explodir, causando danos físicos às pessoas a sua volta.
O que é reserva de capacidade?
Reserva de capacidade (não confundir com capacidade de uma bateria) é o tempo em minutos que uma bateria submetida a uma descarga de 25 A leva até atingir uma tensão final de 10,5 V a 27 o C.
O que é capacidade de uma bateria?
Capacidade de uma bateria é a quantidade de energia que pode ser armazenada. É normalmente expressa em Ampère-Hora cujo símbolo é Ah. Essa medida é obtida pela multiplicação da corrente em Ampères pelo tempo em horas de descarga até uma tensão de 1,75 V por elemento. Para baterias automotivas, é utilizado um espaço de tempo de 20 horas, por isso normalmente expressamos a capacidade de uma bateria da seguinte forma: XX Ah (onde XX é a capacidade Ex 45 Ah) em 20 horas ou simplesmente C20.
O que é corrente de partida?
É a corrente que uma bateria nova, plenamente carregada, pode fornecer durante um período de tempo determinado, até uma tensão final específica. A norma mais utilizada estabelece a temperatura de -18ºC para a determinação dessa corrente. Uma atenção especial deve ser dado a esse item. Não são todas as fábricas de baterias que utilizam essa norma, portanto as correntes de partida podem variar, segundo o método escolhido.
Em quais parâmetros devo prestar atenção no momento da compra de uma bateria?
As informações contidas nos rótulos das baterias são muito importantes. Para que você possa escolher a bateria mais adequada para seu veículo, as informações mais importantes são: a capacidade em 20 horas C20; a corrente de partida e as dimensões. Deve-se ter especial atenção ao analisar a corrente de partida. Algumas fábricas colocam a corrente de partida da bateria em temperatura diferente das demais. Isso não permite que se possa fazer uma comparação direta. Qualquer dúvida, entre em contato com o telefone de atendimento ao consumidor do fabricante.
Uma bateria descarrega se ficar armazenada (sem uso)?
Sim. Quando uma bateria não está sendo utilizada, sofre um fenômeno que denominamos autodescarga. Isso é decorrente de suas características físicas, entretanto, dependendo dos materiais utilizados em sua fabricação a bateria pode ter uma autodescarga maior ou menor. Algumas baterias são fabricadas com uma liga especial que diminui significativamente o nível de autodescarga.
Comprei uma bateria e não vou utilizar durante algum tempo. O que devo fazer?
É recomendável que a bateria sofra uma recarga em intervalos de no máximo 120 dias. Caso contrário, a bateria pode ter sua vida útil reduzida.
O que é sulfatação das placas?
Sulfatação é um termo que utilizamos para denominar um fenômeno que ocorre em baterias que ficaram um longo período descarregada. Esse fenômeno pode tornar a operação de descarga irreversível, dependendo do tempo que a bateria ficou descarregada e da temperatura que ela ficou exposta.
O que é sobrecarga?
Sobrecarga é um efeito causado por uma situação que mantém uma alta corrente passando por um longo período de tempo pela bateria. Esse longo período pode ser contínuo ou com interrupções. As reações químicas, assim como todo o fenômeno físico, tem uma velocidade máxima para ocorrer. Ao aumentarmos a corrente de carga de uma bateria, estamos aumentando a velocidade da reação de carga. Existe um ponto em que a quantidade de energia fornecida à bateria supera a capacidade de ser absorvida pelos materiais que a compõe. A energia excedente então é transformada em calor. As baterias automotivas apresentam uma alta resistência térmica, ou seja, o calor gerado em seu interior, tem dificuldade em se dissipar, provocando aumento da temperatura. A temperatura elevada, leva à queima dos elementos químicos ativos da bateria (elementos que fazem parte da reação de carga e descarga), solicitando mecanicamente seus componentes,portanto, entortando as placas e gerando uma morte prematura na bateria.
O que causa a sobrecarga?
O fenômeno é causado por vários motivos um deles é o mau funcionamento do regulador de tensão do veículo. O regulador deve executar o gerenciamento da tensão (voltagem) que é enviada pelo alternador do veículo para a bateria e o sistema elétrico do veículo. A bateria tem, por sua vez, a função de armazenar a carga para posterior consumo. Em geral, a tensão admissível deve estar entre 13,8 V e 14,4 V. Toda vez que o limite de 14,4 volts for superado, tem início um superaquecimento da bateria gerando a sobrecarga. A sobrecarga pode ser constante ou intermitente, dependendo da origem do problema. O regulador de tensão também realiza outra importante ação. Toda vez que a temperatura do compartimento do motor aumentar, o regulador de tensão deve realizar a compensação térmica desse aumento de temperatura, realizando a diminuição da tensão regulada, e consequentemente a corrente que está sendo enviada à bateria, evitando que a temperatura máxima admissível seja ultrapassada. O mau funcionamento do regulador de tensão compromete a vida útil da bateria. A utilização, por longos períodos de tempo, de componentes elétricos/eletrônicos no veículo com o motor desligado também pode provocar uma sobrecarga - uma vez que uma bateria, ao encontrar-se profundamente descarregada, ao acionar o motor de partida e em seguida o motor do veículo, sinaliza ao alternador do veículo que está sem carga. Hoje os alternadores são bastante potentes. Com a informação de que a bateria encontra-se descarregada, correntes de 40, 50 60 ou mais ámperes são enviadas à bateria, provocando uma sobrecarga, a qual denominamos sobrecarga por mau uso.